Lançamento da Agenda Colômbia em Florianópolis | Juventude Comunista Avançando

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lançamento da Agenda Colômbia em Florianópolis



Agenda Colômbia é um espaço social e político que busca dar visibilidade à realidade colombiana e gerar solidariedade do povo brasileiro aos movimentos da sociedade civil e organizações políticas democráticas colombianas.
Como organização não é partidária, é autônoma, horizontal, prima pela equidade de gênero, a direção coletiva e a formação permanente. 
Acredita e trabalha pela construção da solidariedade entre os povos, principalmente dos povos da América Latina. Luta contra o imperialismo, a militarização e a violação aos direitos humanos; e a favor da livre determinação dos povos, a paz no mundo, a justiça social, a superação da impunidade, o resgate e a preservação da memória, e em especial pela superação do povo colombiano de sua grave situação social e política.
Seu objetivo é criar solidariedade nas organizações sociais e políticas do povo brasileiro ao povo colombiano para apoiar as lutas das colombianas e dos colombianos. E no reconhecimento de seus direitos humanos, na superação da impunidade, na solução política ao conflito armado com uma paz real e duradoura, na construção de justiça social e uma Colômbia onde caibam tod@s.

Para isso busca desenvolver os seguintes eixos:

Divulgação e informação: Realiza campanhas de solidariedade ao povo colombiano divulgando e denunciando a situação colombiana, faz palestras, oficinas, assim como outro tipo de atividades e de documentos que ajudem a explicar essa realidade.
Memória histórica: Recupera e preserva a memória histórica das lutas sociais e políticas colombianas, das vitimas, e de sua relação com as lutas brasileiras e das políticas desenvolvidas em América Latina.
Direitos Humanos: Denuncia as violações de direitos humanos e cria redes solidárias, como comunidade internacional, incidindo e pressionando ao governo colombiano para que respeite os direitos humanos.  
Paz duradoura: Busca gerar ações solidárias e manifestações que chamem e pressionem como comunidade internacional ao governo colombiano a dialogar e negociar uma paz duradoura e com justiça social com as distintas organizações revolucionarias que há nesse país.
Ajuda a exilados, perseguidos e refugiados: Solidariedade com as pessoas colombianas que por causas da situação social e política que vive seu país estão obrigados a ter que abandoná-lo.
Intercâmbio de experiências e convênios: Fazer pontes entre organizações e entidades brasileiras para realizar intercâmbios com organizações e entidades colombianas, procurando fortalecer os processos sociais e políticos dos movimentos sociais e democráticos da Colômbia, por meio de: acompanhamento internacional no terreno; troca de experiências e o reconhecimento da realidade; apoio para a formação e educação no Brasil de lideranças sociais e políticas colombianas que contribuam para o fortalecimento dos processos.