II Encontro Estadual da JCA em Santa Catarina | Juventude Comunista Avançando

sábado, 18 de fevereiro de 2012

II Encontro Estadual da JCA em Santa Catarina

Atividade cultural do I EEJCA-SC, realizado em 2010

Desde final de 2011 a Juventude Comunista Avançando em Santa Catarina está preparando seu 2° Encontro Estadual, que ocorrerá em 2012. Já são 2 anos de uma Direção Estadual eleita com membros várias cidades do estado. Temos expandido nossa atuação para outras cidades e para outros setores da juventude: iniciamos um trabalho com jovens trabalhadores e estamos dando continuidade com a juventude secundarista.

A consolidação da JCA no estado de Santa Catarina, um dos principais locais de atuação desde a sua reorganização pelos jovens da CCLCP em 1999, vem contribuindo para que a organização consiga acompanhar com mais estabilidade a Juventude em outros estados brasileiros e crescer em qualidade e quantidade. Na tarefa de organizar a Juventude Comunista tem-se como concepção a necessidade de ligar a luta cotidiana ao programa estratégico da Revolução Socialista, que é um fim consciente e só pode ser alcançado construindo um poder revolucionário que conquiste a hegemonia social e construa um regime social efetivamente livre da exploração. No entanto, um programa socialista deve ser constantemente construído e aperfeiçoado, testado na práxis social que só pode ser feito por uma organização política, por isso, a JCA tem como baliza a formação de quadros políticos para a construção do Partido Revolucionário.

O Encontro Estadual é um momento de a organização se afirmar e projetar o seu crescimento, assim, é um processo essencialmente coletivo. É fundamental que todos os militantes do estado se esforcem por contribuir, na infra-estrutura, na parte cultural, nas contribuições escritas, e sobretudo na participação no encontro. O Encontro também momento de a Direção Estadual cumprir sua última tarefa, garantir a construção do encontro e apresentar, junto ao caderno de teses, avaliação crítica e autocrítica de sua gestão e do trabalho desenvolvido nos últimos dois anos.

Estão sendo produzidas para o encontro teses sobre o mais diversos temas, entre eles crise e conjuntura estadual, lutas no estado, questões agrária e urbana, criminalização dos movimentos sociais, mobilidade urbana, movimento de jovens trabalhadores, universitário e secundarista, universidades públicas e comunitárias, política cultural, escolas, entre outras. Todos militantes da JCA no estado foram designados para contribuir para escrever alguma delas, estando aberto para outros temas que sejam considerados importantes para o momento. A programação terá mesas com convidados e, além dos temas abordados pelas próprias teses, será feita uma homenagem ao histórico lutador comunista Manoel Alves Ribeiro, o Seu Mimo.

Viva o II Encontro Estadual da JCA de SC!