JCA participa do II Campamento Nacional de la Juventud Comunista Paraguaya | Juventude Comunista Avançando

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

JCA participa do II Campamento Nacional de la Juventud Comunista Paraguaya


A JCA esteve presente no II Acampamento Nacional da Juventude Comunista Paraguaia, no assentamento de “Los Comuneros” próximo à cidade de Minga Guazú, no departamento Alto Paraná, no Paraguai.

A atividade contou com a presença de outras organizações juvenis do Paraguai, comunidades de outros departamentos do Paraguai, de representantes da FJC (La Fede) da Argentina, da JCA, do PCB e da UJC. Aconteceram diversos espaços de formação, que contemplavam a história do Paraguai, a luta de seu povo, princípios de marxismo, gênero e diversidade sexual, reforma agrária, campanhas políticas e juventudes comunistas, trabalho. A JCA pôde contribuir com a experiência na discussão sobre reformas universitárias e movimento estudantil (espaço que foi muito rico e importante para todas as organizações juvenis presentes), com a experiência da construção do 1º SENUP e a discussão em torno de toda a produção de conhecimento, formação universitária estimulada a partir de um debate por uma educação para além do capital e da reprodução dos valores da sociedade capitalista. A JCP está cumprindo um papel fundamental de reorganizar o movimento estudantil paraguaio por uma educação de qualidade e que sirva aos interesses do povo (no Paraguai, as universidades são pagas, mesmo as públicas).

Além disso, a JCP tem como proposta para 2012 organizar um seminário internacional (através da FMJD) com tema de “intervenção norte-americana e bases militares”, além de sugerir o fortalecimento da relação entre as organizações comunistas que compõem a FMJD na região da américa latina e estimular a organização de atividades variadas entre os países vizinhos.

Apoiaremos no que for possível nesse momento de reestruturação da JCP e estaremos sempre solidários com a luta do povo do Paraguai e da América Latina.