DCE da UFSC volta a ser uma ferramenta de luta de todos os estudantes! | Juventude Comunista Avançando

domingo, 29 de abril de 2012

DCE da UFSC volta a ser uma ferramenta de luta de todos os estudantes!


Após três anos de imobilismo estudantil fruto da atuação do mesmo grupo estudantil encastelado no Diretório Central dos Estudantes da UFSC, na última quarta-feira (25) o DCE da UFSC voltou a ser de todos os estudantes! O processo eleitoral que atravessou os meses de março e abril, contou com duas chapas. A primeira, Polifonia, continuidade das últimas três gestões, pautada na política de pão e circo, com pautas rebaixadas e conteúdo político raso, a segunda Voz Ativa se formou enquanto oposição, pautando claramente para o movimento estudantil a necessidade de disputarmos um novo horizonte estratégico de Universidade, em defesa de seu caráter público, gratuito de qualidade e que sirva para o povo e seja construída por ele.

Durante o período de campanha a Chapa 2, Voz Ativa, defendeu um DCE construído desde a base, desde cada sala de aula, que represente e lute com os estudantes por seus direitos e interesses, construindo uma gestão democrática onde todos tenham direito a voz e voto e que seja sempre transparente nas suas ações. Além disso, entendemos como central que a defesa do conhecimento produzido dentro da universidade seja desenvolvido intrinsecamente ligado às necessidades do povo e sirva para sanar suas demandas e emancipá-lo!


A chapa 2, composta por 110 estudantes, levou seu programa de chapa há mais de 350 salas de todos os campi da UFSC, além de defender com firmeza suas posições nos debates travados durante a campanha, sempre se colocando ao lado dos estudantes e contra a prática política cupulista instaurada pelas últimas gestões, donde surgiam apenas ações que gerassem a   autopromoção política da diretoria da entidade e nunca ações servindo aos estudantes como um todo.

Os estudantes da UFSC não vêem melhorias reais no seu cotidiano há tempos, e se colocaram contra a continuação disso nos dias 24 e 25 de abril, optando pela Chapa 2 VOZ ATIVA para compor a nova diretoria do DCE. Com um total de 3200 votos, VOZ ATIVA foi eleita pela maioria dos estudantes que querem um DCE combativo, disposto a organizar os estudantes para lutar por consistentes vitórias! Um DCE que organize os estudantes para aquilo que é imediato, mas que também discuta a raiz dos problemas existentes hoje na universidade! Um DCE que não coloque interesses privados ou individuais a frente das necessidades da maioria dos estudantes!

A diferença de mais de 1000 votos que a Chapa 2 obteve com relação a Chapa 1, demonstra na prática que a “nova práxis” apresentada ao movimento estudantil nos últimos três anos não passa de um discurso abstrato e oportunista inventado por um grupo que acreditava saber falar a língua do estudante, mas que demonstrou no seu cotidiano, falar a língua do velho movimento estudantil que não representa os estudantes no seu todo, que não dá conseqüência a superação das necessidades dos estudantes e que em última instância se preocupa mais com sua imagem do que com o estudante que deveria representar!

Viva o DCE da UFSC de volta pra luta!

Viva o DCE da UFSC com Voz Ativa, consciente de seu papel perante a sociedade!

Viva a vitória do movimento estudantil!