Colômbia servirá de "Ponta de lança" aos EUA para recuperar o controle na América Latina | Juventude Comunista Avançando

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Colômbia servirá de "Ponta de lança" aos EUA para recuperar o controle na América Latina


Caracas, 3 de junho de 2012, Tribuna Popular TP - Os Estados Unidos buscam recuperar o espaço perdido na América Latina através do recém firmado "Memorando de entendimento para Cooperação Triangular" com a Colômbia. O país sul-americano se converte em seu maior sócio estrangeiro na região. Assim informou a RT.com por meio do vídeo que publicamos abaixo.

Segundo a RT.com, o Memorando de entendimento para Cooperação Triangular com a Colômbia busca impulsionar "iniciativas de desenvolvimento" em outros países da região latino-americana a partir da Casa de Mariño (sede do governo da República da Colômbia).

"Por meio deste acordo, a USAID e o governo dos Estados Unidos procura crescer no âmbito do 'apoio social' a Honduras, Guatemala e El Salvador", assinala a nota.

Deste modo, a Colômbia se converte em um sócio estratégico da cooperação estadunidense e, ao mesmo tempo, seguirá sendo um beneficiário, já que a USAID manterá seus programas relacionados a Bogotá.

No entanto, Washington poderia utilizar Bogotá para fortalecer sua posição na região que tem se mostrado cada vez mais independente das políticas estadunidenses, segundo o jornalista Ramón Jiménez.

"Washington quer utilizar a Colômbia para fortalecer sua posição na região, porque a Colômbia demonstrou depois da administração de Uribe, com a administração de Santos, que tem capacidade de gerenciar as relações imediatas com governos como o do Equador, da Venezuela e da Bolívia", assinala Jiménez.

O jornalista acrescenta que o Presidente Santos tem habilidade para manter, mesmo com as diferenças ideológicas, acordos de convivência e desenvolvimento econômico e social que são totalmente compatíveis.

"Sem dúvida, Washington está tratando de recuperar o espaço que perdeu na América Latina e quer utilizar a Colômbia como ponta de lança para essa recuperação", ressalta o jornalista colombiano.

Jiménez salienta que "a Colômbia desenvolveu muitos programas com dinheiro da USAID. Com a operação 'Plano Colômbia' recebeu mais de 10 milhões de dólares em dez anos e os Estados Unidos querem aproveitar a experiência do país e implementar programas sociais e programas de desenvolvimento econômico em regiões definidas, para demonstrar sua 'bondade e sua maneira de colaborar com estas sociedades, evitando assim que os governos destes países sejam antiamericanos, sem dúvida é um esforço neste sentido", afirmou finalmente.



Fonte: http://www.tribuna-popular.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1439:video-colombia-servira-de-punta-de-lanza-a-ee-uu-para-el-recuperar-control-de-latinoamerica&catid=29:colombia&Itemid=23

Tradução: JCA