Paraguai: Iminente greve universitária por congelamento do orçamento | Juventude Comunista Avançando

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Paraguai: Iminente greve universitária por congelamento do orçamento

Assunção, 22 out (Prensa Latina) O governo paraguaio, em outra demonstração de sua grave crise financeira, congelou o orçamento de 2012 aprovado para a Universidade Nacional de Assunção e provocou o anúncio de uma iminente greve do centro educativo.A notícia sobre a medida de força foi divulgada pelo próprio reitor, Pedro González, quem adiantou a indignação existente pelo impacto sobre os fundos já atribuídos e pela falta de resposta a suas exigências por parte do ministério de Fazenda e da presidência da República.

González se reunirá hoje com os decanos das 12 faculdades da importante instituição para ajustar os detalhes da posição que a Universidade deve assumir a partir de agora.

O reitor, em reiteradas ocasiões tentou conversar com o presidente da República, Federico Franco. "O Governo resiste a nos dar o que nos corresponde com uma teimosia impressionante", mencionou.

O cúmulo dos males é que também existe a preocupação pelo que poderá acontecer com o orçamento para 2013, considerando o déficit de fundos admitido pelo ministro Ferreira.

Frente a esse perigo, as autoridades universitárias decidiram negociar diretamente com o Congresso sobre esse tema, ainda que a prioridade é conseguir que se descongele o orçamento do ano atual, pois o centro universitário já está devendo a seus proveedores.

A explicação sobre a complexa situação econômica que está vivendo o país foi proporcionada pelo próprio Ferreira que, há poucas horas, admitiu ser necessário usar os fundos do Estado depositados como reserva no Banco Central para cobrir despesas.

Igualmente, a mobilização dos trabalhadores de diferentes setores que exigem aumento de seus benefícios e pagamento de dívidas, fez que pedisse ao Congresso não aprovar essas justas demandas alegando falta de recursos para as atender.

ocs/jrr/cc
Modificado el ( lunes, 22 de octubre de 2012 )