Aumento de votos para as listas da KNE nas Eleições para os Conselhos Universitários | Juventude Comunista Avançando

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aumento de votos para as listas da KNE nas Eleições para os Conselhos Universitários

KNE - Juventude Comunista da Grécia

Na quarta-feira 17 de abril, foram realizadas eleições em 198 faculdades e 61 instituições tecnológicas. Os membros da KNE e as pessoas que se reúnem em torno ao MAS (Frente Militante dos Estudantes) participaram da eleição através das listas da "Panspoudastiki".

Milhares de estudantes universitários e de instituições tecnológicas votaram em listas da Panspoudastiki, tendo como resultado o aumento de 2,9% nas instituições tecnológicas, atingindo 18,4%, e 1,64% de aumento em Universidades, alcançando 15,77% a nível nacional, e contando muitos milhares de novos votos.

As forças da Panspoudastiki alcançaram o primeiro lugar nas entidades (unions) de 31 universidades e instituições tecnológicas, por toda a Grécia.

O camarada Thodoris Hionis, Secretário do CC da KNE, comentando sobre os resultados eleitorais disse:

"Pelo segundo ano, o aumento da porcentagem de Panspoudastiki é um evento positivo. Os milhares de estudantes, juntamente com os membros da KNE, que participaram nas listas, e ainda mais os milhares que apoiaram estas listas com seus votos, podem se tornar uma massa crítica que irá reforçar o esforço pelo reagrupamento militante do movimento estudantil universitário em cada faculdade, carreira e semestre, pois eles vão consolidar o MAS com novas forças.

Podemos agora, sob melhores condições, organizar a resistência contra os esforços de degeneração e liquefação dos órgãos do movimento estudantil, que é feito com a responsabilidade das forças estudantis do conjunto do governo (novos liberais - socialdemocratas - esquerda democrática) e daquelas listas que apoiam a ideia de um "governo de esquerda". Não é um caso fácil.

As lutas que ocorreram, especialmente nas instituições tecnológicas, em razão dos grandes problemas da juventude que aumentam com o plano "Atenas" pela reestruturação da educação universitária, a ação de vanguarda dos membros da KNE pelo reforçamento e orientação da luta cumpriu um papel importante no sentido de dar passos adiante na mudança da correlação de forças.

Hoje é necessário fortalecer a luta contra a política do governo, a União Europeia, que esmaga os direitos da nova geração para o lucro dos monopólios. É necessários unir mais estudantes e lutar, para que sua educação e seu futuro não sejam sacrificados por causa dos capitalistas. Para que eles não se tornem hoje clientes na universidade e amanhã desempregados ou força de trabalho barata. Para que as associações de estudantes animem e reforcem a aliança social."

Tradução: JCA