Por uma Universidade Popular! Chamado para formação de chapa para o DCE da UFSC | Juventude Comunista Avançando

terça-feira, 23 de abril de 2013

Por uma Universidade Popular! Chamado para formação de chapa para o DCE da UFSC

Por uma Universidade Popular!

Construída do povo e para o povo!
Chamado para formação de chapa para o DCE da UFSC

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é uma entidade que possui como propósito representar os estudantes, possuindo um papel ativo nas decisões dos rumos da universidade. Historicamente foi contando com essa entidade que diversas conquistas do movimento estudantil se tornaram possíveis, como a criação de bolsas permanência, restaurante universitário, moradia estudantil e tantos outros direitos que atualmente nos são tão importantes e que foram resultados de lutas passadas.

A Universidade brasileira vem sofrendo distintos ataques no que se refere a sua gratuidade, qualidade e manutenção do tripé ensino, pesquisa e extensão. Desde 2007, quando foi aprovado o REUNI em nossa universidade a UFSC sofreu e sofre uma série de consequências. A expansão da estrutura, desacompanhada de uma expansão com qualidade que deveria ser garantida através da contratação de professores e servidores efetivos, com salas de aula adequadas, laboratórios e com expansão de direitos estudantis (principalmente a expansão da moradia hoje com 154 vagas para mais de 30 mil estudantes da graduação). Além disso esse projeto representa a reestruturação do ensino através da criação de salas de aula superlotadas e do aumento da relação entre estudantes e professor dentro de sala de aula, o aumento do tecnicismo nos currículos expressam a situação da universidade e principalmente a importância da organização dos estudantes.

Reivindicando esse histórico, na última eleição para o DCE, em maio de 2012, elegemos a gestão “Voz Ativa!”, que lutou para reestruturar e revitalizar a entidade, desde sua sede até sua referência política, conquistando muitos direitos referentes a permanência dos estudantes na Universidade, através do aumento da Bolsa Permanência, do aumento do auxílio moradia de 10 para 12 meses ao ano, 30% das vagas do NDI destinadas aos estudantes que tem cadastro socioeconômico aprovado, mas ainda assim, os estudantes da UFSC e o DCE tem muito pelo que lutar e avançar nas conquistas e reivindicações do movimento estudantil. Nesse um ano de gestão foi fundamental o horizonte de Universidade para o desenvolvimento dessa entidade visando a construção do movimento estudantil ofensivo, crítico, criativo e popular.

Convidamos a todas e todos estudantes da UFSC para construir uma nova gestão para o DCE, onde se defenda um projeto de universidade que esteja vinculada aos interesses de nosso povo e na busca da solução dos problemas sociais brasileiros. Um DCE que tenha por princípio a organização dos estudantes desde sua base e que organize e lute para a conquista das necessidades dos estudantes a nível imediato e que esteja ligado às necessidades mais gerais como, por exemplo, a luta contra a privatização de nosso Hospital Universitário (HU) pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Convidamos a todos para construir esse projeto onde o estudante possa desenvolver ciência e tecnologia de forma critica e criadora, possa participar ativamente nas tomadas de decisões, possa criar e mostrar sua arte, onde por fim possamos sonhar a pintar a universidade de POVO.

Para isso convidamos todos e todas para a
Formação de chapa para o DCE UFSC
Terça-feira, 23 de abril de 2013 às 17h
No hall do CFH

https://www.facebook.com/events/500038740045007/

Assinam esse Chamado:

Apoiadores da gestão Voz Ativa; JCA - Juventude Comunista Avançando; UJC - União da Juventude Comunista