Confira a cartilha do GTNUP sobre Produção do Conhecimento | Juventude Comunista Avançando

terça-feira, 16 de julho de 2013

Confira a cartilha do GTNUP sobre Produção do Conhecimento

Está disponível no sítio do Grupo de Trabalho Nacional de Universidade Popular a cartilha sobre Produção do Conhecimento, que inclui uma análise crítica do PL2177, que visa a instituir o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A cartilha pode ser acessada e baixada no menu esquerdo do sítio do GTNUP: http://gtnup.wordpress.com/

O GTNUP foi criado em setembro de 2011 após o primeiro SENUP (Seminário Nacional de Universidade Popular) e tem como objetivo "o desenvolvimento da discussão iniciada em 2011 com o intuito de consolidar o debate de Universidade Popular e desdobrá-lo em ações práticas que acumulem forças para a ofensiva do movimento universitário". O GTNUP prioriza a discussão da estratégia para o movimento universitário, sem afastar-se da luta real e da construção concreta desta estratégia na própria luta diária pela transformação da universidade brasileira. Com isso cria-se "a necessidade de travar permanentemente essas lutas em novas formas, com mais fôlego e organização formando um bloco ofensivo", diz o texto de apresentação do GTNUP na referida cartilha.

A JCA é uma das organizações construtoras do GTNUP e enxerga nesta iniciativa uma ferramenta importantíssima para retomar a combatividade e a ofensiva do movimento estudantil universitário, movimento que hoje encontra-se bastante fragmentado e com grandes debilidades no que toca à articulação programática entre os setores que combatem o avanço do capital sobre a produção de conhecimento nas universidades e a mercantilização do ensino superior. A reflexão sobre as questões propostas pelo GTNUP vem crescendo diariamente dentro do ME universitário brasileiro, e isso constitui, na opinião da JCA, um processo no qual a unidade do movimento universitário pela transformação efetiva da universidade, no sentido de se chegar a uma universidade popular, a universidade do socialismo, vai se consolidando sobre bases sólidas e firmes. Temos certeza de que somente assim é que se tornará possível retirar o ensino superior das garras do capital, colocando-o no seu devido lugar: na mão dos trabalhadores e do demais setores populares aliados.

Imprensa JCA