A contra-ofensiva política e criativa do Movimento Estudantil na UFRGS! | Juventude Comunista Avançando

sábado, 10 de agosto de 2013

A contra-ofensiva política e criativa do Movimento Estudantil na UFRGS!

NOTA SOBRE A OCUPAÇÃO DA FACED - UFRGS

No último dia 10 de Julho deste ano, os estudantes da UFRGS conflagraram o ato de Ocupação do antigo Bar da FACED. Esse ato surgiu para reivindicar a construção da sede do Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação (DAFE) no espaço anteriormente privatizado e até então subutilizado pela direção da FACED.

Logo após a Ocupação, a Direção da FACED se fechou ao diálogo, negando-se a negociar com os estudantes que estavam ocupando o local. A Direção iniciou então uma campanha de ataques ao movimento acusando-o de violento e intransigente perante a comunidade acadêmica. Durante 23 dias os estudantes construíram uma articulação de união das forças de esquerda do Movimento Estudantil, comprometida com a luta dos estudantes, o que garantiu ao movimento consolidar-se como uma frente de resistência capaz de pressionar a Direção da FACED, que acabou cedendo e acordando em assinar um contrato de empréstimo ao DAFE.

Este acordo garante a autonomia do DAFE sobre o espaço e a continuidade das ações enquanto não houver uma decisão definitiva sobre o assunto. Entre outros avanços, garantimos a obrigatoriedade de uma consulta a toda comunidade antes da decisão sobre a deliberação do espaço por parte do CONSUN, a criação de uma comissão ampliada, composta por 4 Discentes da Graduação, 4 da Pós-Graduação, 4 Docentes e 4 Técnicos Administrativos, que apresentará a proposta final sobre o espaço, além da garantia de não criminalização dos participantes da Ocupação.

Esse movimento se constitui como a resistência do Movimento Estudantil à restrição dos espaços de organização e convivência e contra as políticas de opressão da administração central da UFRGS contra os estudantes. Lutamos por uma Universidade Popular, Crítica e Criadora. Lutamos para que a Universidade tenha um papel de inserção e atuação na resolução dos problemas de nossa sociedade, com os estudantes como protagonistas e agentes deste processo, organizados através de seus Diretórios, Centros Acadêmicos e demais coletivos e organizações. Por isso lutamos pela autonomia e respeito ao Movimento Estudantil de todo o mundo. Nós da Juventude Comunista Avançando (JCA) nos colocamos solidários a luta do DAFE e acreditamos que a união dos comunistas e demais forças de esquerda é a forma de garantir avanços na luta do Movimento Estudantil.

JCA | RS

Imagem: http://jornalismobnoticias.files.wordpress.com/2013/08/dsc02013.jpg