Jovem estagiário de um banco em Londres morre depois de três dias trabalhando sem parar | Juventude Comunista Avançando

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Jovem estagiário de um banco em Londres morre depois de três dias trabalhando sem parar

Inglaterra - Público - [Tradução de Camila Lee para o Diário Liberdade] O jovem, faltando uma semana para terminar o seu estágio, foi encontrado morto no banheiro da sua residência depois de chegar do trabalho.

O jovem alemão, Moritz Erhardt, de 21 anos, participava de um programa de intercâmbio com a Universidade de Michigan e trabalhava como estagiário-bolsista no escritório de Merril Lynch, filial do Bank of America, a segunda entidade financeira estadunidense por ativos, atrás somente da JP Morgan. Seu falecimento ocorreu faltando apenas sete dias para terminar seu período de estágio, que durava sete semanas.

Moritz sofreu um ataque de epilepsia e desmaiou enquanto tomava banho na sua residência estudantil localizada na capital britânica. Uma mensagem anônima na web wallstreetoasis.com anunciou que “Foi encontrado morto no banheiro por um companheiro da residência. Estagiário do Bank of America, chegou em casa às 6 da manhã, depois de três dias de trabalho seguido”. Vários comentários de usuários se uniram a esse aviso, os quais afirmavam que muitos dos estagiários/bolsistas eram obrigados a trabalhar muitas horas, até mesmo à noite, para poder optar a um posto de trabalho ao final do estágio. Um dos usuários declarou que as suas práticas num banco foram “os piores três meses da minha vida”. Os estagiários do Bank of America têm um salário de 2.700 libras ao mês (3.150 euros, aproximadamente).

O diário britânico afirma, citando a um ex-diretor de banca, que os estagiários trabalham habitualmente 14 horas ao dia. Segundo este banqueiro, os estudantes em prática "podem trabalhar 100 ou 110 horas por semana, mas eles são conscientes de que a banca é um trabalho muito duro; é a primeira vez que escuto que algo assim tenha acontecido".

Outro jovem que realizou estágio num banco de investimentos em 2011 garante que os estagiários “trabalham as horas que são ordenadas”. “Para os estagiários, o pior pesadelo era o que chamávamos de The Magic Roundabout (“A rotunda mágica”), que é quando um taxi te leva às sete da manhã para casa, te espera enquanto você toma banho e troca de roupa, e, em seguida, leva você de volta ao escritório”.

Um porta-voz do Bank of America confirmou o falecimento do estudante alemão, sobre o qual disse que era um trabalhador “altamente diligente”. “Estamos profundamente comovidos e entristecidos pela notícia da morte de Moritz Erhardt”, disse o porta-voz. A entidade estadunidense descarta que o trabalho exaustivo tenha sido a causa do falecimento de Moritz, garantindo através da boca do porta-voz da companhia que qualquer outra suposição “é especulação”. Este estudante havia sido estagiário anteriormente em outras entidades, como Morgan Stanley e Deutsche Bank.