Protestos contra a copa do mundo levaram milhares às ruas do Brasil neste sábado | Juventude Comunista Avançando

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Protestos contra a copa do mundo levaram milhares às ruas do Brasil neste sábado

Diário Liberdade - No último sábado (25/01), vários protestos contra a copa do mundo sacudiram o Brasil. Em pelo menos 16 cidades, sendo oito capitais, houve manifestações.


Foto: protesto contra a copa do mundo na cidade do Rio de Janeiro.


Os protestos ocorreram em Curitiba, Belo horizonte, Recife, Nata, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e em outra cidades menores.

Na capital paulista (SP), cerca de três mil pessoas ocuparam a avenida paulista. Em certo ponto, o grupo se dividiu e foi atacado pela polícia. 146 pessoas - entre profissionais da imprensa popular, advogados e socorristas -, foram presas ou detidas, segundo informe da Polícia, citado em reportagem do site da Carta Capital. Um rapaz foi boleado durante ao ato. O caso, inclusive a causa dos disparos, ainda está sendo apurado. Em Natal pelo menos 15 pessoas foram detidas.

No Rio de Janeiro, o ato saiu do bairro Copacabana, zona sua da cidade, e foi até o Leblon. Em vários momentos, houve tensão entre manifestantes e a polícia. Somente este ano, a juventude carioca já esteve na linha de frente de diversas manifestações contra o aumento das passagens e em apoio à resistência da Favela Metrô-Mangueira, na zona Norte. Na última sexta-feira, 24 de janeiro, os camelôs que trabalham no Centro protagonizaram um combativo confronto contra a Guarda Municipal.


Abaixo, vídeo produzido no dia de ontem, pelo jornal "A Nova Democracia", com imagens dos protestos nas duas principais cidades do país.