Nota de apoio do MAS, JCA e PCLCP à greve dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade | Juventude Comunista Avançando

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Nota de apoio do MAS, JCA e PCLCP à greve dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade

O Movimento Avançando Sindical (MAS), a Juventude Comunista Avançando (JCA) e o Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP) declaram solidariedade e apoio militante à combativa e corajosa greve dos trabalhadores e trabalhadoras do “Imperial” Hospital de Caridade de Florianópolis.

Apesar do nome e da caracterização “filantrópica”, esse hospital deixa de atender a exigência mínima de atendimentos pelo Sistema único de Saúde (SUS), que seria de 60%. Recebe mais de um milhão em verbas públicas por mês, e recorrentemente fecha alas e leitos. Não presta contas à comunidade e as instituições públicas. Prioritariamente atende à clientes com planos de saúde ou que possam pagar pelas consultas e cirurgias.

Nesse contexto, a greve dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade denuncia não só a pouca disposição de negociação e reajuste do salário, como também as péssimas condições de trabalho com que esses se deparam no dia a dia. As reivindicações exigem materiais de trabalho em melhores condições que não adoeçam os trabalhadores, melhores condições de alimentação, de alojamento para descanso nos plantões e ar condicionado. O assédio recorrente se aprofundou nas últimas semanas em que esses trabalhadores resolveram exigir seus direitos: o corte dos pãezinhos para o lanche, e as constantes ameaças e rebaixamentos morais da direção do hospital, inflamaram ainda mais a situação.

Os trabalhadores perderam a paciência! E além disso descobriram nessa luta tensa o espírito de solidariedade que unifica a classe trabalhadora e avança no processo de consciência. O aprendizado da luta que coloca ombro a ombro esses trabalhadores com a solidariedade ativa de outras categorias, será outra vitória. Sem dúvida, outras estão por vir.

Viva a greve dos trabalhadores e trabalhadoras do Hospital de Caridade! A conquista das reivindicações e da organização dos trabalhadores está em processo!

MAS, JCA e PCLCP
Fevereiro de 2014