Nota política da JCA Porto Alegre - fevereiro de 2014 | Juventude Comunista Avançando

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Nota política da JCA Porto Alegre - fevereiro de 2014

Neste mês de fevereiro, em Porto Alegre, a Juventude Comunista Avançando (JCA) reuniu-se para discutir sua organização no atual cenário em que se apresenta a cidade, onde a luta social e política desenvolve-se de forma mais intensa. Pensamos nossa perspectiva para o ano de 2014.

(1) Bloco de Lutas pelo Tranporte Público - reafirmamos nosso compromisso com a luta por um transporte digno e de qualidade para o povo. Entendemos que o transporte coletivo deve ter um carater público e tratado como um direito social. Nos inserimos na luta pelo PASSE LIVRE, pois entendemos que é um objetivo possível aos que lutam, e beneficia a parcela mais pobre dos trabalhadores e estudantes. Como estratégia, defendemos um projeto popular de mobilidade urbana. Queremos construir e debater esse projeto amplamente com os grupos políticos, entidades e militantes autônomos que estão presentes no Bloco.

(2) No âmbito da Educação, articulando estudantes do ensino médio, estudantes universitários, professores e trabalhadores das escolas públicas, queremos conjuntamente com outros grupos políticos e setores sociais, nos somarmos nas lutas por uma educação pública e que pense um projeto diferente do atual: queremos uma Educação emancipatória e popular. É preciso que a Educação deixe de expressar a exploração e o lucro para os burgueses, que ela não seja mais vista como negócio! Esse é o horizonte estratégico de nossa organização.

(3) Já na Universidade, trabalharemos na construção de atividades preparatórias para o II Seminário Nacional de Universidade Popular, que ocorrerá no mês de agosto em São Paulo/SP. Tal seminário, realizado pela primeira vez em agosto de 2011, sediado em Porto Alegre, constituiu uma importante reunião de pautas e pensamentos por transformação social. Um verdadeiro marco político histórico na construção da luta por uma Universidade Popular. Seguiremos nossos esforços no fortalecimento do Grupo de Trabalho Universidade Popular (GTUP), incentivando a participação de nossos militantes nesse espaço, bem como todos os estudantes, técnicos e professores com os quais temos contato.

(4) Ainda no âmbito universitário, estaremos participando do II Encontro Gaúcho de Pós-Graduandos. Para além de avançarmos nas pautas e demandas específicas do pós-graduando, como a construção do projeto de lei, a participação de nossos militantes em tal espaço é fundamental para levarmos o debate de concepção de universidade ao movimento

(5) Percebemos a necessidade de realizar um grupo de estudos aberto, autônomo e popular, que se intitulará “Clássicos Marxistas – Recuperando os Revolucionários Latino-Americanos”. Em breve, cartaz e programação disponíveis. 

(6) E para o carnaval que se aproxima, estaremos na brincadeira junto da alegria e da cultura popular que se expressa nos blocos de carnaval, que nos dão aula com sua organização e assumem forte expressão nas ruas nos dias de festejo popular na cidade. Estaremos por aí, com máscaras de carnaval no meio do povo que festeja e luta por seus direitos

Avançar!
Na luta socialista!

Avançar!
Juventude Comunista!

Avançar!
Pelo país inteiro
Com Luiz Carlos Prestes
Pelo Povo Brasileiro!