Juventude Comunista Avançando: Breve histórico da Juventude Comunista Avançando

Breve histórico da Juventude Comunista Avançando


Introdução

A história da Juventude Comunista Avançando (JCA) é parte da longa história dos comunistas no Brasil, especialmente da Juventude Comunista. Ligada ideológica e programaticamente à Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes (CCLCP), foi reorganizada em 1999 (após experiência como tendência estudantil na década de 80), com o caráter de juventude comunista, autônoma, e escola de formação de quadros para a revolução brasileira.

Esse breve histórico trará as particularidades da organização da Juventude Avançando (JA), que mudou o nome para JCA a partir do seu V Encontro Nacional, em 2009. O início da história da JCA tem como marca a ruptura do camarada Luiz Carlos Prestes com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1980, após seus 37 anos como Secretário-geral desta organização.

Temos clareza de que esse histórico deverá estar em constante aperfeiçoamento, dada a complexidade do passado e os desafios que temos no futuro. No entanto, trata-se de uma tarefa fundamental para os jovens hoje, conhecer a história do nosso povo, da organização da classe trabalhadora e dos comunistas, para forjar um novo tempo em que não haja exploração nem opressão, para edificar a sociedade comunista.